Está na hora da PJ! Polly Jean Harvey é uma cantora britânica e é um dos maiores ícones do rock dos anos 90. Influenciou vários artistas da sua época e deu ao rock um toque especial, um toque próprio que mudou um pouco a perspectiva universal de rock. Ao longo dos anos 90 e no início deste século, esta artista apresentou um estilo puramente "rockeiro", agressivo, com canções em que as guitarras eléctricas e a bateria eram o centro das sonoridades, sempre acompanhadas pela sua vocalização característica, como é óbvio.
PJ já conta com treze álbuns. E no lançamento do seu décimo primeiro, em 2007, o seu estilo alterou-se. Desde aí, esta artista tem optado por sonoridades mais alternativas. Agora as guitarras e a bateria já não são o centro das sonoridades, apenas se deixam levar, comandadas pela vocalista, que agora canta de uma forma mais arrastada. Especialmente neste último álbum lançado ("Let England Shake"), a profundeza evidencia-se a as vocalizações destacam-se, quase que pedindo misericórdia e demonstrando o seu grande patriotismo pelo povo inglês. Por um lado, louvando a extrema beleza e a riqueza natural em que a Inglaterra é mergulhada, mas por outro lado, criticando a sangrenta Inglaterra que participou na primeira guerra mundial e que, infelizmente, lá deixou muitas vidas. As consequências dessa entrada na guerra são evidenciadas na terceira faixa deste novo álbum, que a meu ver, é a melhor, a mais bem construída de todas elas!
Dos campos verdes e floridos até aos confrontos e campos de batalha, este álbum é fabuloso de uma ponta à outra. Simples, é certo, mas delicado, este álbum foi um dos melhores do ano de 2011 e é um dos álbuns que mais tenho ouvido, especialmente a música "The Glorious Land", a que partilho aqui com vocês...
PR