sexta-feira, 27 de maio de 2011

Kings of Convenience

Eirik Boe e Erlend Oye
   Desta ver irei falar dos "Kings of Convenience", um grupo norueguês  criado em 1999. Este grupo é formado por dois "rapazes", Erlend Oye e Eirik Boe, ambos de 35 anos e noruegueses. São eles os interpretes e compositores de todas as faixas. O género musical desta banda é o indie-pop. Eles contam com oito álbuns, a maior parte deles lançados no início deste século e tendo sido o último lançado em 2009 ("Declaration of Dependence"). Têm dois álbuns de grande nível, que se destacam, são eles o "Quiet Is The New Loud" (2001) e o "Riot On An Empty Street" (2004). Os "Reis da Conveniência" são conhecidos pelas suas melodias calmas, vozes suaves e acordes simples mas sempre muito límpidos. É realmente fantástico a forma como tratam a música. Lidam com ela com muita delicadeza, tratando os instrumentos quase como pérolas. As vocalizações são sempre muito calmas, tornando as músicas extremamente belas e agradáveis. É aquela música típica que não cansa o ouvido, que nunca nos cansamos de ouvir, que repetimos vezes sem conta, sem sequer nos apercebermos que estamos a ouvir outra vez.
   Pessoalmente gosto muito desta banda e, apesar de não a considerar das melhores bandas que conheço, pois o seu tipo de música talvez não permita dar a tal grandiosidade à banda que as grandes bandas têm,  será eternamente um dos meus grupos musicais favoritos, fazendo sempre parte da música que ouço frequentemente. É sempre muito difícil escolher a melhor música deles, pois os álbuns são sempre muito consistentes, mas fiquem com a "Homesick", do álbum "Riot On An Empty Street"...
PR

2 comentários:

  1. Pedro, já experimentaste ler com este som... Tenho aprendido contigo e desta vez deste-me mais um "prazer": ler com boa música...
    Excelente ideia...
    Mais uma coisa, é a minha opinião, mas faço-te um desafio: talvez fazeres de vez em quando um artigo para um jornal, por exemplo o de Gouveia, ou até para o de Alcochete... Gosto da maneira como escreves, de uma forma clara, fazendo uma análise sintética mas "eficiente".
    Que dizes ???
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Pois, talvez fosse uma boa ideia. Mas acho que ainda sou demasiado novo para isso. Talvez mais tarde. Por agora apenas quero dar continuidade a este blog de uma maneira mais descomprometida, porque às vezes ando atarefado ou outras vezes não me apetece e passo algum tempo sem por cá nada. Mas no futuro talvez fosse uma ideia a ponderar.
    Abraço!

    ResponderEliminar