sábado, 29 de dezembro de 2012

Grimes

Claire Boucher
   Grimes é uma banda recente. Formada em 2009, já editou três álbuns. O seu último é deste ano e tem o nome de "Visions". A grande arquitecta deste projecto é Claire Boucher, uma rapariga canadiana, cujo nome artístico é Grimes. É ela a grande responsável pela elaboração das músicas e conta apenas com mais um ou dois elementos para as pôr em prática. O seu estilo é muito difícil de definir. Entre o electrónico e o rock atravessam-se vários géneros musicais, fazendo assim da sua música uma obra extremamente original e muito experimental.
   Abordando este recente álbum ("Visions"), pode-se dizer que é nele que Claire finalmente demonstra aquilo que é capaz e "sai da toca". Os álbuns anteriores eram um pouco confusos e não marcavam um estilo. Mas este veio colocar Grimes num patamar mais alto e fazer com que fosse visto de outra forma. Ganhou reconhecimento mundial e entrou em vários tops de álbuns de 2012. Para mim decerto que também irá fazer parte dos melhores álbuns do ano.
   O álbum começa com uma música muito progressiva, com uma batida muito animada e com uma vocalização arrastada. A segunda música é "Genesis" e tem um início formidável! Depois vem a terceira, "Oblivion", que é a que eu mais gosto. Na quarta faixa parece que se abre um novo livro e até à sétima regista-se um estilo mais ou menos idêntico, com vocalizações poderosas acompanhadas de sintetizadores e teclados arrepiantes. A partir da oitava música o álbum ganha um contorno um pouco diferente, mais calmo, menos intenso. "Skin" é prova disso mesmo.
   Não conhecia Grimes, mas quando ouvi o álbum deste ano fiquei logo com uma boa impressão e ainda não parei de o ouvir. Apresenta uma sonoridade um pouco estranha à primeira vista, mas depois de se ouvir quatro ou cinco vezes reconhece-se de facto uma grande qualidade e uma originalidade fora de série!
   Aproveito este post para desejar um excelente ano de 2013 e que seja um ano com muita e boa música!


PR

Sem comentários:

Enviar um comentário